Estamos juntos

Morreu o Arquitecto da Paz angolana

O ex-Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, morreu hoje numa clínica em Barcelona, aos 79 anos de idade, após doença prolongada

O ex-Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, morreu hoje numa clínica em Barcelona, aos 79 anos de idade, após doença prolongada.

Segundo Presidente do País e do MPLA durante 38 anos, entre 1979 e 2017, José Eduardo dos Santos marca a história de Angola no pós-independência como o Arquitecto da Paz, com o final da guerra civil, em 2022,  e também como o líder que conduziu Angola a taxas de crescimento económico ímpares que permitiram a reconstrução nacional e o desenvolvimento de melhores condições de vida para os angolanos.

Em Comunicado, a Presidência da República de Angola dá conta do “sentimento de grande dor e consternação” que a notícia da morte do ex-Chefe de Estado gerou no País

“O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis”, diz a Nota da Presidência.

“O Executivo da República de Angola apresenta à família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar e apela à serenidade de todos neste momento de dor e consternação”, conclui a Nota.

Entretanto, o Presidente da República., João Manuel Gonçalves Lourenço, decretou cinco dias de luto nacional, com efeitos a partir das 00h00 de diz 9 de Julho, sábado.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...