Já abriu a Xilonga, a Escola Virtual angolana
O Ministério da Educação (MED) lançou, em Luanda, a Escola Virtual Angolana “Xilonga”, direccionada aos alunos do Ensino Primário e do I Ciclo do Ensino Secundário.
A ferramenta digital, que pode ser acessada através deste link, coloca ao dispor do público recursos interactivos como vídeo-aulas, áudio- aulas, jogos didáticos e manuais, com a facilidade de poder descarregar os manuais escolares e utilizá-los, mesmo sem acesso à Internet.
O MED, com este serviço, disponibiliza uma diversidade de suportes didácticos e métodos, envolvendo a família, suporte fundamental para apoiar o desenvolvimento de uma rotina positiva para crianças e adolescentes.
O serviço promove ainda um ambiente de aprendizagem à distância atraente e dinâmico, com acesso gratuito a diversas ferramentas, tornando o ensino mais fácil e cativante.
A denominação Xilonga congrega os conceitos de escola e de ensino, transversais a três línguas angolanas de origem africana, designadamente, o Kimbundu, o Umbundu e o Kikongo, resultantes da fusão entre Xi, de Xikola, (que exprime a ideia de escola), e longa, de Kulonga, (que exprime a ideia de ensinar).
A Xilonga, Escola Virtual Angolana, oferece uma nova forma de aprender que nasceu para trazer mais qualidade à educação e para colocar ao alcance das crianças angolanas o poder transformador do conhecimento.