Estamos juntos

Dívida pública angolana reduz 14 mil milhões de dólares em três anos e aproxima-se dos 58 mil milhões, diz governante

Angola registou uma redução expressiva da dívida pública, que passou de 72 mil milhões de dólares em 2022 para cerca de 58 mil milhões em 2025, refletindo uma trajectória positiva nos últimos anos e reforçando a sustentabilidade das contas nacionais.

O valor actual representa menos de 60% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados revelados por Dorivaldo Teixeira, Director-geral da Unidade de Gestão da Dívida Pública, durante a 4.ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, em Sevilha.

A queda média anual de cerca de dois mil milhões de dólares tem sido sustentada por medidas estratégicas do Executivo, como operações de refinanciamento, recompra de eurobonds em 2022 e fortalecimento do mercado de capitais interno, permitindo ao Estado financiar-se com maior eficiência e taxas competitivas.

De acordo com o responsável,  citada pela Outside, o valor actual inclui cerca de 11 mil milhões de dólares em dívida interna e o restante em dívida externa. O recurso à antecipação de pagamentos internacionais também tem contribuído para aliviar o passivo futuro.

Dorivaldo Teixeira sublinhou que a tendência descendente da dívida aumenta a confiança dos investidores e ajuda a libertar espaço fiscal para áreas prioritárias como educação e saúde, essenciais para garantir autonomia e acelerar o crescimento das economias africanas.

A conferência internacional, promovida pelas Nações Unidas, decorre até hoje, 3 de Julho em Sevilha, reunindo líderes e especialistas globais para discutir o financiamento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...