Bombeiros registam mais de 300 ocorrências no Zaire
Noventa e duas pessoas morreram e 283 outras ficaram feridas, na província do Zaire, em consequência de 398 ocorrências registadas pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), nos últimos doze meses.
Essas ocorrências traduziram-se em acidentes de viação, incêndios de pequena e média proporções, invasões de abelhas, agressões físicas, afogamentos, enforcamentos, acidentes navais, desmaios e derrames de combustível na via pública.
De acordo com o comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) no Zaire, Daniel Janeiro Fernandes, que falava no acto comemorativo do 30 de Novembro, Dia Nacional do Bombeiro, as ocorrências resultaram em danos materiais avaliados em mais de 136 milhões de kwanzas.
O comandante referiu-se, também, às chuvas que destruíram 105 residências que deixaram ao relento igual número de famílias, que correspondem a 325 cidadãos.
Falou, ainda, de 2.938 trabalhos profiláticos realizados junto das comunidades, empresas do sector público e privado, no intervalo em balanço, incluindo acções de vistoria, inspecção, reinspecção e sensibilização.
O SPCB no Zaire interveio em 413 serviços de socorro, segundo a fonte, entre atendimentos pré-hospitalar, evacuações de vítimas às unidades hospitalares, resgate de cadáveres, extinção de incêndios e limpeza de derrames de combustível na via pública.
Delegado do MININT apela ao aprimoramento dos métodos de actuação
O delegado do Zaire do Ministério do Interior (MININT), Firmino Uyamba, apelou, na ocasião, ao aprimoramento dos métodos de actuação do efectivo local do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.
Recomendou a aposta nas acções de prevenção, disseminação de conselhos úteis à população, visando incutir nela uma maior cultura de segurança.
Para o efeito, orientou que seja reforçada a interacção entre bombeiro e cidadão, ouvindo, registando e solucionando os problemas que afligem às comunidades.
A necessidade de superação permanente do nível académico e profissional dos membros do SPCB do Zaire, também foi realçada pelo delegado do MININT, por intermédio dos programas de formação que o sector tem promovido a nível do país.
O 30 de Novembro, Dia Nacional do Bombeiro, foi instituído para assinalar o incêndio de grandes proporções ocorrido na refinaria de Luanda em 1981.
Este ano, a data está a ser comemorada sob o lema: “Pela salvaguarda da vida, do ambiente e do património, comemoremos o 30 de Novembro, Dia Nacional do Bombeiro”.
No final do acto assistiu-se a um simulacro de extinção de incêndio, assim como resgate e socorro às vítimas.