António Baptista Ngongongo lança áudio-livro de poemas em Lisboa
O livro de poesia denominado “Milombo Ma Ufike – Correntes da Utopia”, do escritor angolano António Baptista (Ngongongo) , foi apresentado esse sábado, em Lisboa, pela Perfil Criativo -Edições.
Na ocasião, o autor disse que, com 71 páginas, trata-se de um livro de poemas escritos em kimbundu e português, que expressam, de modo simples e fluído, as ideias com as quais tenta estabelecer a ponte com o leitor.
“O livro retrata as minhas inquietações e motivações culturais ao longo da minha trajectória de vida”, referiu.
Salientou que o mesmo é um áudio-livro que faz parte da obra “Correntes da Utopia”, lançado em Portugal em 2018, somente em português.
“Como escritor e poeta fiz questão de declamar os poemas contidos no livro de minha autoria”,disse.
Para a primeira edição foram impressos, apenas, 70 exemplares.
Segundo António Baptista, o livro representa o realizar de um sonho que se torna realidade, bem como uma grande satisfação e orgulho como participe do mosaico cultural angolano.
Questionado sobre a avaliação que faz ao mercado literário angolano, disse existir muitos amantes da literatura a escreverem livros com conteúdos bastantes interessantes.
“Temos poucos hábitos de leitura e é necessário mudar de paradigma para o bom caminho da nossa literatura”, referiu.
Sobre o seu trabalho, disse que os leitores podem esperar uma obra sugestiva em conteúdo educativo e motivação para despertar os muitos talentos escondidos com medo de mostrarem ao mundo.
A publicação da obra contou com o apoio do Consulado Geral de Angola em Lisboa, bem como a Embaixada Angolana em Portugal.
Estiveram presentes na cerimónia, o corpo diplomático angolano acreditado em Portugal, escritores, estudantes, entre outras individualidades.