Estamos juntos

Produção de hidrogénio verde pode gerar 1,1 biliões de receitas em África

África tem potencial para arrecadar 1,1 biliões USD com a venda e utilização de hidrogénio verde, revela um relatório do Banco Europeu de Investimento.

O estudo avança que existe potencial de aproveitamento da energia solar no Continente para produzir 50 milhões de toneladas de hidrogénio verde por ano até 2035, o que pode contribuir para assegurar o fornecimento global de energia, criar empregos, descarbonizar a indústria pesada e transformar o acesso à água potável e energia sustentável.

O estudo, feito em parceria com a Aliança Solar Internacional e a União Africana, destaca os benefícios de aproveitar a energia solar para criar hidrogénio verde em quatro pólos africanos: Mauritânia, Marrocos, África Austral e Egipto.

É a primeira investigação detalhada sobre o desenvolvimento viável do hidrogénio verde em todo o continente, de acordo com o Banco Europeu de Investimento.

O hidrogénio verde obtido a partir da quebra da molécula de água com base em energia solar é economicamente viável e pode ser produzido a menos de 2 euros por quilograma, mais barato do que a energia fóssil tradicional, diz o relatório “O Potencial Extraordinário de Hidrogénio Verde de África” divulgado na terça-feira.

O relatório insta os países a mobilizarem o investimento do sector privado e a formar parcerias baseadas no mercado, necessárias para permitir a compra em massa e a procura de hidrogénio verde a nível nacional e internacional.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...