Estamos juntos

PR já está no Ruanda

O Presidente da República, João Lourenço, chegou ao princípio da tarde desta sexta-feira à capital do Ruanda, para um encontro com o seu homólogo Paul Kagame.

A deslocação do Chefe de Estado ao Ruanda enquadra-se no plano de mediação da tensão política e militar entre este país e a República Democrática do Congo (RDC).

Angola preside à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bloco geográfico a que pertence o Congo Democrático e o Ruanda.

Nessa condição, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, mandatado pela União Africana para mediar o conflito, tem multiplicado as iniciativas para alcançar a paz.

A subida da tensão entre os vizinhos RDC e o Ruanda, países dos Grandes Lagos, levou o Presidente da República Democrática do Congo a viajar a Angola no início do mês de Junho transacto.

A crise entre a RDC e o Ruanda cresceu nos últimos meses, após o reinício,  em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento M23, que segundo as autoridades de Kinshasa é apoiado pelo país vizinho.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...