Estamos juntos

Zaire ganha mais escolas, hospitais e estradas

A Espanha disponibilizou mais de 80 milhões de dólares para projectos sociais no Zaire.

Oitenta e seis milhões 720 mil e 521 dólares estão a ser aplicados na reabilitação e construção de vários projectos de impacto social na província do Zaire, no âmbito da segunda fase da linha de financiamento do Reino da Espanha.

Ao todo, estão a ser executadas 24 acções sociais nos domínios da educação, saúde, habitação e estradas em todas as sedes municipais da região.

Em declarações hoje à ANGOP, Péricles Fernando Cortez, técnico da empresa espanhola Globaltec, disse que o pacote de projectos prevê a asfaltagem de 19 quilómetros de vias urbanas nas seis sedes municipais, assim como a construção de dois hospitais nos municípios do Cuimba e Nóqui.

O pacote das acções inclui ainda a construção de dois edifícios residenciais para técnicos e duas escolas de 22 salas de aula cada, no município de Mbanza Kongo.

Mbanza Kongo asfalta sete quilómetros

No quadro do mesmo financiamento, sete quilómetros das vias dos bairros periféricos da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, começaram a ser intervencionados.

A empreitada arrancou em Setembro último e estão a ser reabilitadas, numa primeira fase, as ruas do bairro Álvaro Buta, com a conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023.

Para além dos sete quilómetros de vias a serem asfaltados neste financiamento espanhol, outros 10 quilómetros de ruas dos bairros periféricos da cidade Património Mundial estão, também, a beneficiar do tapete asfáltico, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

As acções do PIIM em Mbanza Kongo já permitiram a asfaltagem de mais de cinco quilómetros nos bairros Sagrada Esperança e 11 de Novembro, uma acção que está a conferir outra imagem à antiga capital do Reino do Kongo.

A primeira fase da linha de financiamento do Reino da Espanha, avaliado em 84 milhões de dólares, foi implementada entre 2014 e 2016 na província do Zaire.

Entre outras acções executadas na primeira fase, destaca-se o tapete asfaltíco de 10 quilómetros de ruas nas sedes municipais de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nóqui, Nzeto e Tomboco.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...