Estamos juntos

Chefe de Estado participa na reunião da Mesa da Assembleia da União Africana

O Presidente da República, João Lourenço, participou esta quarta-feira nos trabalhos da reunião da Mesa da Assembleia da União Africana, que decorreram em formato virtual sob orientação do Presidente em Exercício da organização continental, o Chefe de Estado senegalês, Macky Sall.

O encontro serviu fundamentalmente para debater posições comuns para dois grandes momentos da política internacional que se avizinham, a reunião sobre o Ambiente “COP 27”, agendada para o período de 6 a 18 de Novembro em Sharm El-Sheikh (Egipto), e a Cimeira Estados Unidos-África, que terá lugar em Washington DC, de 13 a 15 de Dezembro próximo.

Os membros do Bureau da Assembleia da União Africana discutiram demoradamente sobre as posições que defenderão num e noutro evento como sendo a visão de África sobre o futuro climático do Planeta e o que pretendem que seja o modelo da cooperação entre o continente e os Estados Unidos da América.

A reunião serviu também para uma avaliação do tema “Segurança na República Democrática do Congo”, tendo o Presidente João Lourenço prestado uma informação sobre as diligências relacionadas com a tensão na fronteira leste da RDC e os próximos passos a empreender.

O Presidente em Exercício da União Africana, Macky Sall, encorajou o Chefe de Estado angolano a prosseguir firme nos seus esforços de mediação, para que a paz e a estabilidade voltem a reinar nas relações entre o Congo Democrático e o vizinho Ruanda.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...