Estamos juntos

Vera Daves pede aos jovens para “ousarem fazer acontecer os seus sonhos”

A ministra das Finanças, Vera Daves, exortou, este sábado, os estudantes a desenvolver o  pensamento crítico para melhor enfrentar os argumentos falaciosos nas redes sociais ou em qualquer outra circunstância da vida.

Durante uma aula magna, que abriu o ano lectivo 2022/23 da UCAN, a governante disse que, além de todas as suas virtualidades, o pensamento crítico é actualmente a mais poderosa ferramenta para enfrentar colectivamente o nefasto fenómeno das fake news, narrativas falsas e outras aberrações, geralmente difamatórias de alguém ou de alguma instituição.
“Vós, estudantes pertenceis, hoje à era dos nativos digitais,  por contraponto com os emigrantes digitais, onde certamente me incluo, provindos do mundo analógico. Por isso é decisivo estimular e valorizar o vosso pensamento crítico, a par do talento, cultura de risco e inovação”, aconselhou.

Exortou os discentes, a terem bons propósitos nas acções, para que possam dar ao país e a sociedade angolana um futuro bom e próspero.

“ Ousem sonhar e ousem fazer acontecer os vossos sonhos. Procurem, em cada momento, a resposta certa à pergunta ética”, frisou.

Por sua vez, a reitora da UCAN, Maria da Assunção, assegurou que vão imprimir maior qualidade em todos os serviços que prestam à comunidade, no sentido de manterem o prestígio que granjearam das empresas nacionais, instituições públicas e privadas.

Segundo a também docente, muitos têm sido os gestores que se predispõem em atribuir bolsas de estudo ou oferecer estágios profissionais aos melhores estudantes, com alguma garantia de emprego, em alguns casos.

Já o bispo do Uíge, dom Joaquim Nyangana Tyombe, que celebrou a missa que marcou a abertura do ano acadêmico, sublinhou que a qualidade do ensino 2022/23 não dependerá apenas de competências técnicas profissional apurada, alunos intelectuais distintos ou profissionais eficientes, mas sim das atitudes e dos comportamentos.

Acrescentou que vai depender também das pessoas trabalhadas, transformadas, da capacidade de diálogo, promoção de paz institucional, cooperação e da eficácia do trabalho em equipa ou o inverso.

Criada pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), a abertura do primeiro ano lectivo da UCAN foi a 22 de Fevereiro de 1999, com os Cursos Propedêutico (ano 0) de Direito e de Economia.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...