Estamos juntos

Comunidade internacional presente na investidura de João Lourenço

Pelo menos 50 individualidades estrangeiras, entre as quais Chefes de Estado e de Governo, participam, quinta-feira (15), em Luanda, na investidura do Presidente da República (PR) de Angola, João Lourenço, reeleito nas eleições gerais de 24 de Agosto. Na cerimónia, que inicia as 10h30, na Praça da República, vai igualmente tomar posse a vice-presidente de Angola, Esperança da Costa. No total, serão 15 mil os convidados presentes.

Elizabete Cadete – Angop, em Lisboa*

Para a cerimónia, já se encontram em solo angolano, desde quarta-feira o Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, e alguns outros mais altos signatários africanos. Destes, destaque para os Presidentes do Congo, Dennis Sassou Nguessou, do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, de Cabo Verde, José Maria das Neves, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e da Namíbia, Hage Geingob.

Igualmente, chegou hoje à capital angolana o vice-presidente do Burundi, Prosper Bazombanza, que destacou as boas relações de cooperação e políticas existentes entre Angola e Burundi.

Encontra-se também já em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Nikola Selakovic.

Ainda hoje, escalou a cidade de Luanda o ministro dos petróleos e da energia do Tchad, Djerassen Le Bemadjei, em representação do presidente Idriss Itno.

Com o mesmo propósito, também chegaram a Luanda, nesta quarta-feira, o ministro assessor do Presidente da República da Nicarágua, Mohamer Farrara lashtar, e Liu Yuxi, em representação do governo chinês.

Mais de 15 mil convidados

Em declarações esta quarta-feira à imprensa, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, referiu que entre os 15 mil convidados estão delegações representativas de todas províncias do país, com 50 integrantes cada uma, além dos representantes estrangeiros de várias partes do mundo.

A Praça da República, local onde vai decorrer a cerimónia, está preparada, adiantou Adão de Almeida, que classificou o acto como de grande dimensão e importância nacional e internacional, tendo em conta o papel desempenhado por Angola.

O programa do evento, revelou, inicia-se às 10h30 e inclui os actos da investidura e do juramento do Presidente e da Vice-presidente, discurso a Nação do Presidente da República, desfile dos vários ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional, entre outros.

Em Angola já se encontram igualmente, entre outros, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Nikola Selakovic, dos Petróleos e da Energia do Tchad, Djerassen Le Bemadjei, o ministro assessor do Presidente da República da Nicarágua, Mohamer Farrara lashtar, e Liu Yuxi, em representação do governo da China.

O MPLA e o seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, venceram as quintas eleições de Angola, depois das realizadas em 1992, 2008, 2012 e 2017, com 51,17 por cento dos votos válidos, elegendo 124 deputados à Assembleia Nacional.

No total, O MPLA obteve três milhões 209 mil 429 votos válidos, segundo os dados definitivos divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e validados pelo Tribunal Constitucional.

*com agências

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...