William Ruto vence eleição presidencial no Quénia
O ex vice-presidente do Quénia, William Ruto, vendeu as eleições presidenciais, anunciou o presidente da Comissão Eleitoral Independente e de Fronteiras, citada pela BBC.
“William Ruto ganhou as eleições presidenciais do Quénia”. Foi desta forma que o presidente da Comissão Eleitoral Independente e de Fronteiras (IEBC, sigla em inglês), Wafula Chebukati, anunciou esta tarde, citado pela BBC, a vitória do ex-vice-presidente.
Ruto obteve 50,4% dos votos. O anúncio foi feito no meio de uma enorme agitação dentro da sala, com muitos empurrões à mistura. Mesmo no seio da IEBC não se registou unanimidade.
Quatro dos seus sete membros recusaram-se a subscrever o anúncio, afirmando que os resultados eram demasiado “opacos”. “Não podemos subescrever esta declaração devido ao carácter opaco desta última fase das eleições gerais”, disse Juliana Cherera, a vice-presidente daquele organismo, e adiantou: “Vamos elaborar uma declaração detalhada. Mais uma vez exortamos os quenianos a manterem a calma. Está aberta a porta para uma contestação em tribunal. O Estado de direito prevalecerá”, disse.
Esta foi a primeira vez que o William Ruto, de 55 anos, se candidatou à presidência. Ruto serviu como vice-presidente durante 10 anos, mas caiu com o Presidente Uhuru Kenyatta, que, curiosamente, apoiou Odinga para o suceder.