Ucrânia manifesta interesse em cooperar com Angola na Agricultura
O primeiro vice-presidente do Parlamento ucraniano, Oleksandr Korniyenko, manteve, quarta-feira, em Luanda, um encontro com o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, com quem abordou questões ligadas ao reforço e aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e a Ucrânia, com a assinatura de novos acordos de cooperação.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, que decorreu numa das salas de reuniões do Ministério das Relações Exteriores, Oleksandr Korniyenko fez saber que a segurança global alimentar foi um dos principais assuntos discutidos com o ministro angolano Téte António, dado que o seu país é um dos maiores produtores de alimentos no mundo e Angola um dos grandes líderes regionais.
“Temos interesse em cooperar neste domínio, sobretudo na área da Agricultura”, frisou Oleksandr Korniyenko, que se fez acompanhar por uma delegação de cinco membros.
Oleksandr Korniyenko, que participa na 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP), que decorre na capital do país, de 23 a 27 deste mês, falou da existência de alguns acordos subscritos com Angola e que existem ainda muitos projectos de acordos bilaterais que devem ser assinados num futuro próximo.
“Como alto representante do poder legislativo na Ucrânia, vamos efectuar todos os processos para garantir que estes acordos bilaterais sejam assinados o mais rápido possível”, sublinhou, agradecendo ao Governo angolano pela recepção da delegação ucraniana no país.