Trocas comerciais entre Angola e França rondam os 4 mil milhões USD
Segundo o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola, cerca de2,9 mil milhões USD constituem exportações de Angola para França e 1,1 mil milhão USD o inverso.
As trocas comerciais entre Angola e França, no período de 2020 a 2022, rondaram os 4 mil milhões de dólares, com maior valor para o país lusófono, segundo informações avançadas, há dias pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.
Adão de Almeida, que falava durante o encerramento do Fórum Económico Angola-França, na presença do Presidente francês, referiu que do referido valor, 2,9 mil milhões de dólares constituem exportações angolanas para a Pátria de Emmanuel Macron, sendo que de lá para o país lusófono vieram mercadorias avaliadas em 1,1 mil milhão de dólares.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola fez ainda saber que as exportações de petróleo de Angola para França rondaram os 400 milhões de dólares, no período em referência.
O governante destacou que as infra-estruturas de exportações francesas ainda são dominadas por equipamentos da indústria petrolífera, uma acção que começa já a mudar para outras áreas, no quadro da diversificação, que assenta nos domínios da saúde, educação, bens de consumo, electricidade, cosméticos e outros.
Segundo Adão de Almeida, citado pela Angop, o governo angolano perspectiva incrementar as relações nos domínios da agricultura, pecuária, turismo, produtos alimentares, no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).
Angola quer também o reforço da cooperação em novas áreas, com realce para a logística, produção de medicamentos para uso humano e animal, finanças, equipamentos ferroviários, agroindústria e construção civil.