Estamos juntos

Técnicos nacionais dotados de experiências sobre estatística do transporte aéreo

Quadros da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) foram dotados de informações sobre as novas tendências e experiências sobre a estatística do transporte aéreo no tráfego de passageiros e de carga.

As informações foram obtidas no decurso do workshop continental sobre a análise de dados da aviação civil, que decorreu recentemente em Dakar, Senegal, sob chancela da Comissão Africana da Aviação Civil (CAFAC) em parceria com a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

Os representantes do país ao certame tiveram ainda à mesa conhecimentos sobre os recursos financeiros, materiais e humanos da indústria aeronáutica, bem como as análises dos referidos dados sobre o desempenho das companhias aéreas; os operadores aeroportuários; os provedores de serviços de navegação aérea e outros stakeholders.

O workshop visou capacitar os especialistas africanos do sector com o programa de dados de aviação civil e análises da ICAO para permitir a comunicação regular e atempada de dados fiáveis e precisos pelos Estados membros.

O evento serviu, igualmente, para mobilizar sinergias entre os reguladores e a indústria para conformidade a periodicidade da produção e disseminação de dados de melhor qualidade, bem como uma boa compreensão e complementaridade entre as partes interessadas na utilização de dados da aviação civil para o planeamento económico e empresarial, previsão e tomada de decisões, melhorar a eficiência das companhias aéreas, dos aeroportos, dos provedores de serviços de navegação aérea e outras partes interessadas.

Neste sentido, os trabalhos prosseguiram com a segunda reunião dos peritos africanos que decorreu de 6 a 8 de Abril do no em curso.

O encontro debateu o reforço da eficácia do Programa Africano sobre Dados da Aviação (APAD) da CAFAC, orientado pelo programa da ICAO, cujo objectivo visou coordenar o desenvolvimento de um sistema de transporte sustentável eficiente na África e como prioridade chave à promoção do Programa Africano de Dados de Aviação (APAD).

A delegação angolana ao referido workshop contou com uma equipa composta pelo Chefe do Departamento de Estatística da Direção de Regulação Económica, do Chefe do Departamento de Planeamento e Estatística, de técnico estatística do Departamento de Estatística, entre outros quadros do sector.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...