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Sonangol garante auto-suficiência na produção de Jet A-1

A produção de Jet A-1 continuou suficiente para abastecer o mercado interno em 2022, informou a Sonangol, na apresentação dos resultados referente ao exercício económico passado.

O volume do combustível mais utilizado em aviões com motor à turbina, como se pôde depreender da informação tornada pública, foi considerável ao ponto de se descartar o recurso à exportação.

Apesar da auto-suficiência, o Jet A-1 está fora do grupo de combustíveis subvencionados pelo Estado, facto que se tem reflectido no custo do bilhete de passagem. Os operadores de aviação civil no País há muito que ‘imploram’ por uma intervenção pública.

O combustível, segundo agentes ligados à aviação civil, representa metade do custo operacional de longo curso, daí a ‘velha’ reclamação, que é a subvenção aos combustíveis, a fim de se equilibrar a diferença dos preços praticados no País, face aos realizados no estrangeiro.

A produção combinada de fuel oil e gasóleo, segundo a Sonangol, na apresentação de resultados, no dia 24 de Fevereiro de 2023, representou pelo menos 50% da produção total em 2022.

No domínio da exploração e produção, a maior empresa pública informou que se verificou a passagem de dois poços perfurado para quatro. Ainda no ano passado, o número de poços infill passou de seis para 11. Os poços em desenvolvimento saíram de 11 para 13.

“Nos Blocos Kon 11 e Kon 12, efectuou-se o mapeamento e unificação dos seis horizontes concluídos e tem a previsão de perfuração do primeiro poço no decurso deste ano”, informou a petrolífera nacional que pretende aumentar a quota de produção (como operadora) de 2% para 10% até 2027.

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