Estamos juntos

Sector agrícola cresce 5,6%

A actividade agrícola em Angola, nos últimos dois anos, está a crescer  a uma taxa de 5,6% ao ano, informou o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis.  

O governante, que falava no Programa Manhã Informativa, da Rádio Nacional de Angola, explicou que o referido percentual de aumento produtivo decorre da  aposta na juventude, muito dedicada à actividade agrícola.

Dados oficiais indicam que a produção agrícola de Angola, no período 2019/2020, teve  uma tendência de crescimento ligeiro, com destaque para os cereais (+5,6%), raízes e tubérculos (+6,2%), leguminosas e oleaginosas (+5,5%), fruta (+5,0%), hortícolas (+3,5%), comparativamente ao período anterior.

António de Assis, que procedeu, na semana finda, ao lançamento da Campanha Agrícola 2022/2023, no município do Kuzi, na província do Zaire, expressou que o Executivo vai continuar a empenhar-se para o aumento, cada vez mais, do percentual de produção.

“Fizemos alguns ensaios, na época passada, com muito bons resultados. Nesse momento, temos muito jovens em Angola dedicados à agricultura, a produzirem, e vamos continuar nesse caminho. Os resultados são muito bons, há muito entusiasmo”, disse.

Neste contexto, o ministro considerou que a agricultura está em franco progresso e vem se afirmando em duas vertentes, nomeadamente da agricultura familiar, praticada, essencialmente, pela a maioria das famílias, e da empresarial, que igualmente cresce.

Espera-se, apontou, que, para essa campanha agrícola 2022/2023, o país possa crescer ainda mais, porquanto todas condições básicas foram criadas, em todo território nacional.

Quanto à entrega de terras aos agricultores, o governante disse ser problema que passam por chamar atenção às autoridades tradicionais, municipais e as provinciais, para que tenham o máximo de sensibilidade para tal e estabeleçam, com as pessoas, compromissos sérios.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...