Secretário de Estado apela transparência e inclusão nos planos de empregabilidade
O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, recomendou às empresas para que sejam transparentes e inclusivas nos planos de acção sobre as medidas de empregabilidade.
De acordo com o governante, o objectivo é reduzir eventuais disparidades salariais entre homens e mulheres, com metas e marcos claros.
As recomendações foram apresentadas durante a “Primeira Mesa Redonda Mulher na Indústria Mineira”, realizada nesta quarta-feira (05), em Luanda.
Na lista de recomendações, Jânio Corrêa acrescenta que a Indústria Mineira deve abraçar a verdade dos estudos, ressaltando a diversidade da força de trabalho com mais integração de mulheres não apenas impulsiona a inovação, mas também aumenta ganhos financeiros das empresas mineiras.
O responsável pediu igualmente apoio para ascensão das mulheres em cargos mais elevados, para que se melhore a qualidade da sua acção nas esferas de decisão corporativa.
De acordo com estimativas mundiais, as mulheres representam cerca de 8 a 12% da força de trabalho global da indústria mineira.
A actividade mineira, é caracterizada pela rigidez da localização geográfica muitas vezes hóstil e inóspita, desprovida de comodidade e modernidade, está associada à figura masculina, capaz de despender energia física bastante para a utilização de equipamento pesado, ficando assim coartada ou limitada a integração da mulher na actividade mineira.
Esta situação conjugada com aspectos culturais, tradição e superstição em muitas sociedades, enclausuram as capacidades, valências e potencialidades de crescimento da mulher.