Receitas da TAAG no transporte de carga superam meta
O serviço de transporte de carga da companhia de bandeira nacional TAAG arrecadou, até Agosto, 67 milhões USD, superando a meta estipulada para este ano, fixada em 55,5 milhões USD.
Este serviço novo no segmento da TAAG, em oito meses de operações, resultou numa receita, excepcional, superior a 20%, contrariando as projecções, por ocasião do seu lançamento em Janeiro deste ano, a quatro meses do final exercício económico anual.
Estes dados constam de uma nota de imprensa que à ANGOP teve acesso esta terça-feira, que destaca os proveitos arrecadados pelo segmento de carga da TAAG, que têm evoluído favoravelmente nos últimos anos, conforme demonstra o relatório e contas, com 33.695.933,00 USD em 2021, um crescimento de 14% face ao ano de 2020, em que se arrecadaram 29.604.256,00 USD.
Segundo a nota, este desempenho é resultado do trabalho de equipa e de contratos celebrados pela TAAG para voos “charter”, exclusivamente de carga, entre a China e a América latina (Brasil), via Angola.
Neste sentido, esclarece o documento, a TAAG tem diversas ligações a partir de Luanda para cidades chinesas como Changsha, Hong Kong, Guangzhou, Shangai Hongqiao e Beijing para carregamento de mercadoria diversa.
Dentre as tipologias dessa mercadoria que a TAAG transporta destacam-se matérias-primas, produtos agrícolas, material de electrónica e bens diversos.
Esse serviço é assegurado por três aeronaves, sendo dois Boeing 777 para ligações de intercontinentais e um Boeing 737 para as rotas regionais.
“O transporte de carga e correio é cada vez mais estratégico para a TAAG, com um contributo crescente para a sustentabilidade da companhia”, destaca a nota.
Paralelamente ao esforço do aumento de proveitos, a TAAG está igualmente empenhada na redução de custos. A companhia tem como objectivo reduzir custos na ordem dos 10 milhões USD até Agosto de 2023.
Neste sentido, diz a nota, entre os meses de Julho e Agosto do corrente ano, a Direcção de Aprovisionamento e Serviços da TAAG conseguiu uma poupança de 1,4 milhões USD, através da renegociação de contratos e compras, mantendo todos os serviços funcionais.