Presidente Lula da Silva: “A democracia foi a grande vitoriosa”
Lula da Silva é oficialmente o 39.º presidente do Brasil, cerca de dois meses após ter sido eleito. O chefe de Estado e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, já fizeram o juramento constitucional no Congresso.
O presidente do Brasil, Lula da Silva, no discurso ao país, após ter tomado posse, hoje, quis agradecer à “consciência política” do povo brasileiro e frisou: “A democracia foi a grande vitoriosa”.
Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu; as mais violentas ameaças à liberdade do voto”, afirmou.
Na cerimónia de investidura estão igualmente 65 delegações estrangeiras, incluindo Angola, que está representado oficialmente pelo Chefe de Estado, João Lourenço, e pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Lula da Silva (39.º Presidente brasileiro), de 77 anos e natural de Pernambuco de Garanhuns, nordeste do país, venceu a segunda volta das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro, em 30 de Outubro, por uma pequena margem de 50,90% contra 49,10%.