Presidente da Côte d’Ivoire encoraja Chefe de Estado João Lourenço
O Presidente da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, encorajou, segunda-feira, em Abidjan, o Chefe de Estado, João Lourenço, nos esforços como mediador de paz na Região dos Grandes Lagos, particularmente, no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Num encontro de cumprimento às delegações dos presidentes dos Parlamentos da Região África das Assembleias da Francofonia, no Palácio Presidencial, em Abidjan, Ouattara transmitiu à líder da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, a satisfação pelo empenho do homólogo angolano no processo de pacificação da Região dos Grandes Lagos.
Alassane Ouattara frisou ainda que o povo da Côte d’Ivoire aguarda com grande expectativa a visita de Estado do Presidente angolano, ainda este ano, por considerar que contribuirá para o reforço da amizade e da cooperação entre os dois países, nos domínios político, económico, social, cultural e comercial, assim como a aproximação entre as instituições democráticas dos dois países.
Augurou ainda os melhores votos ao povo angolano no processo de reconstrução e de desenvolvimento do país.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, agradeceu a hospitalidade das autoridades ivoirienses e almejou que as relações entre as instituições legislativas possam impulsionar a cooperação entre os dois países e reforçar a amizade comum.
Participaram no encontro com o Presidente ivoiriense 26 líderes ou seus representantes de países de língua oficial francesa e convidados de honra, entre os quais Angola, África do Sul e Cabo Verde.
Abordada pacificação da RDC em Abidjan
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, abordou, ontem, em Abidjan, Côte d’Ivoire, com a homóloga do Rwanda, Mukabalisa Donatille, o processo de mediação para a pacificação do Leste da República Democrática do Congo (RDC).
A abordagem ocorreu du-rante um encontro entre as entidades, à margem dos trabalhos da 14ª Assembleia dos Presidentes dos Parlamentos da Francofonia.
A líder parlamentar informou à homóloga o papel da mediação do Presidente João Lourenço para uma paz efectiva no Leste da RDC, através do reforço do diálogo e do entendimento para garantir a estabilidade e a segurança na Região dos Grandes Lagos.
Carolina Cerqueira aproveitou a ocasião para esclarecer que o contingente angolano que irá verificar o acantonamento das forças do M23 e das suas famílias, assim como promover a desmilitarização em zonas identificadas no Leste da RDC é parte das forças de paz e de dissuasão, empenhada na garantia da protecção dos direitos das populações civis vítimas de crimes e violação dos seus direitos fundamentais.
A presidente da Assembleia Nacional referiu que Angola tem uma tradição positiva na busca da paz através do diálogo, da convivência, da reconciliação e integração política.
A responsável adiantou que, através da diplomacia parlamentar, Angola está a partilhar com os parlamentares da região e de África a sua experiência.
Salientou, durante o encontro, que a diplomacia parlamentar deve afirmar-se cada vez mais como a voz e os anseios das populações que escolheram os legítimos representantes, democraticamente eleitos.
As duas presidentes analisaram, igualmente, o papel que os Parlamentos devem jogar a favor do empoderamento dos jovens, a autonomia das mulheres e o reforço de género.
O papel das igrejas na coesão, paz e estabilidade social, tendo em conta a experiência do Rwanda na regulação do exercício religioso e como garantia da estabilidade e pacificação, foi uma das questões, igualmente, abordadas pelas duas partes.
As duas entidades concordaram, também, que irão desenvolver esforços para a criação dos grupos de amizade a nível dos Parlamentos dos dois países.