
Porto de Luanda procura certificação ambiental para atracção de parcerias
A Empresa Portuária de Luanda (EPL) está a trabalhar para obter, ainda este ano, a certificação do Sistema de Gestão Ambiental pela Norma ISO 14001:2015.
Segundo uma nota de imprensa da instituição, para este fim, os trabalhadores da empresa iniciaram na semana passada, um curso de implementação do Sistema de Gestão Ambiental, que está a ser ministrado pela VHF Global, Formação e Certificação, empresa certificada em formação profissional, parceira da Associação Empresarial de Sines (AES).
O presidente da AES, Hugo Ferreira, disse que a formação visa fornecer conhecimentos e ferramentas que vão ajudar a introduzir um conjunto de boas práticas sustentáveis que, por meio da certificação, vão ajudar o Porto de Luanda a atrair investimentos, melhorar a imagem, minimizar o impacto gerado pelas actividades da empresa, bem como potencializar o turismo por meio de cruzeiros.
“Isto permite assumir um conjunto de boas práticas, como a organização interna, na vertente ambiental, menos papel, mais digitalização, com vista a preservar o futuro em termos ambientais”, explicou o gestor.
O responsável esclareceu ainda que a implementação do Sistema de Gestão Ambiental vai permitir não só o cumprimento da legislação aplicável, como também ganhar a confiança das grandes linhas internacionais para parcerias empresariais, emitir menos gases com efeito estufa, segregar mais e melhor os resíduos, entre outros.
“Este é o objectivo, melhorar a organização do Porto e dos seus terminais, a sua imagem, aumentar a competitividade e apostar na qualidade e no compromisso com o ambiente”, sublinhou.
De acordo com Hugo Ferreira, após esta formação, vai decorrer um curso para auditores da Norma ISO 14001, cujo objectivo é capacitá-los para auditar o sistema que vai ser implementado.
Esses auditores, segundo disse, serão responsáveis por aferir o cumprimento ou conformidade com a legislação aplicável.
“Depois destas duas etapas, vamos propor a certificação do Porto de Luanda em gestão ambiental”, disse, adiantando que a certificação, prevista para o final de 2023 ou início do próximo ano, vai culminar com a entrega de uma bandeira ISO 14001.
“A empresa, a quem vamos propor a certificação, virá ao Porto de Luanda para avaliar o cumprimento e, se tudo estiver de acordo com a legislação aplicável, com base na formação dada, será certificada”, concluiu Hugo Ferreira.
A Empresa Portuária de Luanda (EPL) conta, doravante, com o apoio em formação, consultoria e gestão do Port of Antwerp International (PAI) e da APEC (Antwerp/Flanders Port Traning Center), após acordo assinado, em 2021, em Antuérpia, na Bélgica.