PN lança campanha de prevenção rodoviária no Cuanza Norte
A Polícia Nacional está a promover no Cuanza Norte, desde o final de semana, uma campanha de sensibilização para a prevenção de acidentes de viação. A campanha decorre em igrejas, organizações sociais e instituições públicas, e pretende contribuir para reduzir a sinistralidade rodoviária na província.
Promovida pelo Comando Provincial da Polícia Nacional no Cuanza Norte, a campanha visa a mobilização dos cidadãos para a observância das regras de trânsito, para conter acidentes na província, de acordo com o oficial do Departamento Viação e Trânsito, inspector Carlos Afonso, em declarações esta terça-feira à ANGOP.
No segundo trimestre deste ano, a Polícia de Viação e Trânsito registou na provincia 81 acidentes de viação, que resultaram na morte de 27 cidadãos, 77 feridos e danos materiais avaliados em mais de 62 milhões de kwanzas.
Entre a natureza dos acidentes constam 30 atropelamentos, 27 colisões, 14 despistes, oito capotamentos e dois embates contra obstáculos fixos.
Neste período, segundo o balanço da polícia, houve um aumento de 16 casos de morte e 10 feridos, comparativamente ao primeiro trimestre do ano em curso.
Entre as causas dos acidentes apontou o mau estado técnico das viaturas, deficientes condições das vias, desrespeito ao código de estrada e falta de capacete.
Lamentou o facto de grande parte dos cidadãos envolvidos nos acidentes serem indivíduos esclarecidos, que a bordo de motorizadas excusam-se de usar capacete e colaboram com os motociclistas desconhecedores das normas de trânsito e com meios sem as minímas condições técnicas.
Disse ser ainda com preocupação que a polícia tem constatado que, além das mortes, grande parte dos feridos, a maioria jovem, acabam por contrair lesões que os deixa inabilitados ou com sequelas irreversíveis.