Estamos juntos

PIB avança 2,6% no primeiro trimestre – INE

O Produto Interno Bruto (PIB) registou uma variação de 2,6% no primeiro trimestre do ano em curso em relação ao trimestre anterior em termos de volume, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A variação homóloga do PIB situou-se em 2,6%, uma variação de 2 décimos superior à do trimestre anterior, tendo o deflactor implícito do PIB aumentado 26,3 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2021, 7,1 pontos a menos que no trimestre anterior.

A nota acrescenta que o PIB gerado pela economia nacional, medido em volume encadeado com referência ao ano de 2014, registou uma variação trimestral de 2,6% no primeiro trimestre do ano em curso. Esta taxa é 5,6 pontos inferior do que o estimado para o quarto trimestre de 2021.

Em termos homólogos , a variação do PIB é de 2.6%, taxa 2 décimos superior à do quarto trimestre de 2021.

Os dados indicam que os gastos com consumo final aumentaram 6,4% em relação ao mesmo trimestre de 2021. Essa taxa é 5,9 pontos percentuais inferior à do trimestre anterior.

A despesa de consumo final das famílias registou uma taxa interanual de 5%, menos 7 pontos percentuais do que no trimestre anterior. Por seu lado, a despesa de consumo final das Administrações Públicas abrandou 14.2 ponto, tendo apresentado uma variação interanual de 4.4%.

Já a formação bruta de capital, registou uma variação de 12,9% que representa 61,5 pontos abaixo do trimestre anterior. No que toca as despesa externa, as exportações de bens e serviços apresentam variação de 3.4% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

As importações de bens e serviços variam 26.1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Por sua vez, a demanda externa apresentou uma contribuição de 2 pontos percentuais, 4.8 pontos mais que no trimestre anterior.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...