Parlamento atribui menções honrosas pela organização da Assembleia-Geral Interparlamentar
O Parlamento outorgou, esta segunda-feira, menções honrosas a individualidades pela realização e organização da 147.° Assembleia-Geral Interparlamentar, que decorreu em Luanda.
O evento na “casa da leis” foi orientado pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
A líder do parlamento angolano teceu estas considerações durante a cerimónia de outorga de diplomas às distintas entidades nacionais que apoiaram a realização da 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), que o país acolheu de 23 a 27 Outubro do corrente ano.
Para Carolina Cerqueira “foi um orgulho o contributo das distintas instituições nacionais na elevação do nome do país aos mais altos patamares”.
Perante representantes de empresas dos mais distintos sectores, como o hoteleiro, turístico, de transportes, telecomunicações, banca, alimentação e saúde, tal como de deputados à AN, funcionários, agentes parlamentares e voluntários, argumentou que todo o sucesso alcançado deveu-se também à firmeza, espírito de entrega e abnegação dos envolvidos na execução dos trabalhos.
De igual modo, Carolina Cerqueira salientou o papel preponderante que os jovens tiveram, o que dá bons indicadores para o país, sendo estes a maioria.
Com isso, acrescentou, Angola tornou-se exemplo para outros países, em termos de organização deste tipo de evento.
Na 147ª Assembleia Geral, que decorreu sob o lema “A Acção Parlamentar para a Paz, a Justiça e Instituições Fortes”, estiveram presentes mais de mil delegados de todo o mundo e teve lugar a eleição da deputada da tanzaniana, Tulia Ackson, ao cardo de presidente da UIP, que vai dirigir os destinos desta organização mundial, nos próximos três anos.
Considerada como a organização política internacional pioneira, conta com mais de 170 parlamentos nacionais afiliados e 12 Assembleias parlamentares regionais associadas, a UIP é, actualmente, o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas e leva a voz dos parlamentos aos processos de tomada de decisão desta, apresentando regularmente as suas resoluções na Assembleia Geral, realizando declarações, participando em debates e organizando reuniões parlamentares sobre os temas principais da sua agenda.