Estamos juntos

Parlamentares fiscalizam obras e recolhem informações dos problemas da capital do país

Depois de três dias dedicados a visitas aos municípios de Luanda, os deputados da 4ª Comissão de Administração do Estado e Poder Local obtiveram das autoridades e habitantes informações sobre o funcionamento de algumas instituições na capital do país, tendo o Distrito Urbano da Maianga sido abrangido no último sábado.

Os parlamentares deslocaram-se, sábado, até ao Distrito Urbano da Maianga. Estiveram nos centros de Saúde do Catambor e do Cassequel, nas escolas Óscar Ribas e 1159, bem como numa paragem de táxi e no mercado da Teixeira.

Alguns pontos chamaram a atenção, sobretudo, no Centro de Saúde do Cassequel. Aqui, os serviços prestados nas áreas de Medicina Geral, Banco de Urgências, Pediatria, Laboratório, Ortopedia e Farmácia funcionam com regularidade, apesar da enchente que se verifica todos os dias.

Segundo dados divulgados no sítio da Assembleia Nacional, na Internet, a única dificuldade que o centro enfrenta é o “número reduzido de médicos para o atendimento dos pacientes”.

“Temos a funcionar normalmente todos os serviços que este centro dispõe, desde a Pediatria aos serviços de clínica geral. Contudo, temos um número muito reduzido de médicos e enfermeiros, razão pela qual os senhores verificam, neste momento, esta enchente dos nossos utentes”, explicou a directora clínica da unidade sanitária, Celestina Garcia.

Por seu turno, na Escola Nacional de Educação Especial Óscar Ribas, os deputados foram informados do funcionamento e souberam da directora pedagógica, Antónia Cortez, que a escola matriculou, neste Ano Lectivo, cerca de 32 alunos, dos quais oito deficientes visuais, sete surdos e seis mudos.

“A nossa grande preocupação está relacionada com a falta de alguns meios de trabalho, como máquinas de escrita em Braile para os alunos cegos e professores com formação para trabalhar com as crianças com necessidades especiais”, disse o responsável.

A jornada de campo dos deputados da 4ª Comissão da Assembleia Nacional continuou no mercado e na paragem de táxi da Teixeira, onde manteve contacto com as vendedoras e taxistas que aproveitaram para expor as suas inquietações.

Arminda Cassongue, cidadã, louvou a iniciativa da Administração do Distrito do Cassequel em criar o mercado da Teixeira, espaço que acolhe mais de 200 vendedoras.

“Estamos muito satisfeitas, porque antes vendíamos na estrada e corríamos riscos de sermos atropeladas. Agora, estamos num lugar seguro e apelamos àquelas pessoas que ainda vendem nas ruas que venham para a praça comercializar o seu negócio”, convidou.

Para a administradora de Luanda, Milca Casseque, a visita dos parlamentares permitiu a interacção entre os Poderes Executivo e Legislativo na fiscalização dos actos da Administração do Estado.

“Ficamos satisfeitos com a visita dos deputados aos centros de Saúde, escolas e mercados da Maianga, onde constataram o real funcionamento das instituições, assim como as dificuldades que enfrentam. Tomamos boa nota, também, das recomendações deixadas e vamos procurar melhorar dia após dia os nossos serviços”, ressaltou.

Por sua vez, a deputada Irina Ferreira, em nome dos deputados da 4ª Comissão, considerou o balanço positivo do trabalho efectuado, embora tenha constatado, ainda, algumas dificuldades no quotidiano dos habitantes.

“Ouvimos os munícipes que apresentaram preocupações transversais. Reclamam, por exemplo, do tempo de atendimento nos centros de Saúde, o saneamento básico, a melhoria de algumas vias de circulação. Por isso, vamos, junto de quem de direito, encontrar soluções que possam resolver os problemas”, reforçou.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...