Novas instalações permitem maior desempenho aos quadros da PGR
A Procuradoria-Geral da República, órgão responsável pela acção penal e instrução processual no país, de modo a proteger os interesses do Estado, conta, desde ontem, com instalações próprias, construídas de raiz, que oferecem melhores condições para o exercício da função da magistratura.
Inaugurada pelo Mais Alto Magistrado da Nação, o Presidente João Lourenço, a nova sede da PGR é um edifício imponente de 16 pisos, erguido numa área de cerca de 21 mil metros quadrados e está localizado na rua adjacente a da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), na Maianga, em Luanda.
O procurador-geral da República, Hélder Pitta Groz, referiu, em declarações à imprensa, que as novas instalações vão permitir um maior desempenho da instituição, quer a nível do combate à corrupção, quer da criminalidade que ocorre no país, além de todo o trabalho que desempenha. “Com a casa nova, os desafios serão os mesmos, mas a forma de os abordar, com mais tranquilidade e serenidade, será melhor”, destacou o procurador-geral.
Nomeado recentemente para mais um mandato de cinco anos, Hélder Pitta Groz lembrou que o trabalho de coordenação, realizado antes da entrada em funcionamento da nova sede, era mais difícil, na medida em que o obrigava, muitas vezes, a deslocar-se do gabinete para se dirigir à Vila Alice e a outros sítios, situação, que, como avançou, gastava muito tempo.
“Agora vai ser mais fácil. Será só descer as escadas”, ressaltou, sublinhando que a melhoria de condições para a PGR não se vai esgotar com a construção deste edifício. “A nível de outras províncias, vamos trabalhar paulatinamente”, assegurou. Questionado se os 44 anos de institucionalização da PGR têm servido para dar resposta aos vários pedidos que chegam à instituição, Hélder Pitta Groz admitiu que os mesmos têm sido superiores à capacidade do órgão, mas garantiu que têm dado resposta eficaz e eficiente a muitos casos.
“Acima de tudo, conseguimos pôr a PGR na confiança do cidadão, o que, para nós, é muito importante que as pessoas tenham recuperado esta confiança na institução”, salientou. A uma pergunta sobre o ponto de situação dos processos mediáticos, Hélder Pitta Groz assegurou que os mesmos continuam. ” Nada parou”, sentenciou.
Na sua intervenção, durante a cerimónia, Hélder Pitta Groz considerou a inauguração da nova sede da Procuradoria-Geral da República um sonho concretizado.
Disse que a criação de melhores condições constitui, sempre, o foco principal de todos os magistrados do Ministério Público, quer os no activo, quer os jubilados. “A partir de agora, temos a nossa sede”, enfatizou.
Hélder Pitta Groz saudou, em nome de todos os magistrados, técnicos e funcionários da PGR, o esforço do Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, pela nova sede da instituição. Entretanto, pediu ao Executivo que se olhe, também, para os problemas enfrentados pelos “colegas” que trabalham junto dos órgãos da Polícia Criminal.
“Esses nossos colegas estão na linha da frente, no combate à criminalidade, logo, temos, também, que pensar neles e tudo fazermos para conseguir melhorar as suas condições”, apelou.