Nigéria aposta em solar e baterias para levar energia a 30 milhões de pessoas
A empresa norte-americana Sun Africa, um dos principais operadores de energia solar fotovoltaica e de soluções de energia descentralizada (sem ligação à rede) mundiais, fechou um acordo de 10 mil milhões USD com o governo da Nigéria para a produção de electricidade verde através do desenvolvimento da energia solar e do armazenamento de energia das baterias.
Visando o fornecimento de electricidade a mais de 30 milhões de nigerianos em seis regiões, o acordo abrange desenvolvimento e engenharia, aprovisionamento e construção de 5.000 MW de energia solar e 2.500 MWh de armazenamento em baterias.
Em Agosto passado, a Sun Africa assinou outro acordo com o governo federal nigeriano – alavancando um empréstimo de 1,5 mil milhões USD do Banco de Exportação-Importação dos EUA – com o objectivo de instalar nova capacidade de produção solar e aumentar as taxas de acesso à electricidade, tanto nas zonas urbanas, como rurais.
A Nigéria, por seu lado, afirmou os seus planos de atingir 30 GW até 2030 com uma penetração de 30% de energia renovável.
Em Angola, recorde-se, a Sun Africa é parceira da MCA na construção de sete parques fotovoltaicos.