Estamos juntos

Namibe vai recuperar barragens de retenção

O governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, defendeu, sexta-feira, a implementação de mecanismos mais concretos para a recuperação dos serviços prestados pelas barragens da Estação Zootécnica de Caraculo, no município da Bibala.

Archer Mangueira, que visitou a referida estação zootécnica, lamentou o facto de a falta de chuvas estar a prejudicar a gestão dos ovinos e caprinos da localidade, que dependem bastante das quatro barragens.
Actualmente, referiu, devido à chuva reduzida que cai na localidade, em especial nos últimos meses, os animais que usam a água das barragens de retenção, cujos níveis baixaram de forma considerável, estão a ser afectados directamente.

As barragens de retenção foram erguidas numa estação apropriada para a criação de caprinos e ovinos. Alguns pastores também usam estes espaços para uso pessoal.

O responsável pelos espaços, Francisco Saldeiras, disse que vão ser reforçados, com alguns furos de água e meios de transporte para o pessoal, de forma a permitir a execução de vários programas de fomento animal, inviabilizados pela pouca capacidade de retenção de água que os tanques apresentam.

“Apresentamos ao governador da província as potencialidades e as fragilidades que a estação possui, que levam ao fraco aproveitamento dos tanques de água, que atendem os animais de toda a região”, sublinhou.

Acrescentou que são necessários quatro furos para suportar as necessidades dos animais e responder os objectivos da criação de gado na região.

A Estação Zootécnica de Caraculo foi fundada em 1947, para a criação de ovinos de raça Caraculo, nome usado para baptizar a região, conhecido pela criação de carneiros. A estação zootécnica possui 64 animais, dos quais 32 caprinos e 32 ovinos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...