Nação zulu da África do Sul vai coroar novo rei
A nação de etnia zulu na África do Sul prepara-se para acolher o evento de coroação do seu novo rei, no meio de divisões internas que ameaçaram a família real.
A nação de etnia zulu na África do Sul prepara-se para acolher o evento de coroação do seu novo rei, no meio de divisões internas que ameaçaram despedaçar a família real.
No sábado, o rei Misuzulu ka Zwelithini, filho do falecido rei Goodwill Zwelithini que morreu em Março passado, irá submeter-se ao ritual tradicional conhecido como ukungena esibayeni (entrada na aldeia real) para marcar a sua entrada como o novo líder da nação zulu.
Os zulus são a maior etnia da África do Sul, com mais de 12 milhões de pessoas que se encontram principalmente na província costeira de KwaZulu-Natal.
A nação zulu é historicamente reconhecida como tendo exercido uma feroz resistência ao colonialismo britânico sob o Rei Shaka Zulu entre 1816 e 1828.
A cerimónia deverá contar com a presença de milhares de zulus, incluindo membros da família real, líderes tradicionais de outros grupos étnicos e membros da nação zulu.
A cerimónia prosseguirá apesar dos desafios de alguns membros da família real que insistem que Misuzulu não é o legítimo herdeiro ao trono.