MInistra elogia profissionais de saúde
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, manifestou-se satisfeita com o empenho dos profissionais do Hospital Geral do Huambo, no atendimento aos pacientes, apesar da falta de recursos humanos.
“Apesar de termos nos deparado com algumas dificuldades, estamos satisfeitos pelo facto do Hospital Geral do Huambo ter capacidade de conservação e distribuição de oxigénio, que permite atender doentes não só da capital da província como de outros municípios”, disse a ministra da Saúde, que, durante dois dias, visitou várias unidades sanitários do Planalto Central, para inteirar-se sobre o seu funcionamento.
Segundo Sílvia Lutucuta, os serviços de limpeza, higiene e saneamento básico na maior unidade sanitária da província registaram melhorias significativas, o que tem contribuído, também, para o não surgimento de doenças oportunistas.
Reconheceu, contudo, a falta de recursos humanos, como especialistas neurocirurgiões, e de equipamentos modernos. “O Ministério da Saúde identificou todas as dificuldades e vai trabalhar para mitigá-las nos próximos tempos”.
Humanização de serviços
A humanização de serviços nos hospitais e centros de saúde é uma prioridade do Executivo, segundo a ministra Sílvia Lutucuta.
Defendeu boas práticas no atendimento aos doentes, para o alcance dos objectivos do Programa de Desenvolvimento Mundial, que visa, entre outros aspectos, melhorar os serviços de saúde. O director provincial da Saúde, Lucas Nhamba, reiterou que as boas práticas nos hospitais proporcionam um atendimento de qualidade e satisfação dos pacientes, tendo lembrado que a falta de humanização hospitalar constitui, ainda, um problema em muitas unidades sanitárias. “Nenhuma tecnologia ou aparelho substitui os cuidados humanos que os pacientes e familiares precisam”.