Estamos juntos

MININT defende reforço das actividades operacionais

O ministro do Interior, Eugênio Laborinho, defendeu esta terça-feira, em Luanda, o reforço das actividades operativas da Polícia Nacional para redução considerável dos índices da criminalidade.

Para o ministro que falava na cerimónia de empossamentos de novos oficiais comissários da corporação, este reforço deve estar em coordenação com os governos locais, a sociedade civil organizada e os cidadãos.

Apelou que se identifiquem os autores e mentores dos crimes violentos, tráfico ilícito de minerais estratégicos, vandalização de bens públicos, entre outros.

Apontou ainda a criminalidade no seio da juventude praticadas com recurso a armas brancas e não só, como outro caso preocupante.

As acções, explicou, de policiamento de proximidade, devem ser reforçadas na perspectiva de elucidar a população a levar a cultura da denúncia.

De acordo com Eugênio Laborinho as pessoas devem estar atentas pelo facto de grande parte dos crimes ocorrerem no seio familiar e são praticados por pessoas próximas.

Internet

Os crimes cibernéticos também foram referenciados pelo ministro, que pediu a actualização nas áreas das Tic’s, para auxiliar os órgãos de Polícia e de Justiça nas acções de prevenção e combate aos crimes  cibernéticos.

Explicou, nomeadamente na identificação de burlas e outras fraudes financeiras infligidas através de uso da internet.

Bombeiros

Aos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros orientou uma nova dinâmica, a fim acudir de forma célere e eficaz as pessoas sinistradas, sobretudo em casos de incêndios, acidentes de viação, naufrágios, inundações, calamidades, bem como os compromissos internacionais.

Em Decreto Presidencial, divulgado quinta-feira, o Chefe de Estado nomeou vários oficiais comissários da Polícia Nacional, do Serviço de Investigação Criminal, generais e almirantes das FAA, tendo decretado, também, a promoção e a passagem à reforma de oficiais comissários, entre outros actos ligados às carreiras militares.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...