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Marinha angolana vai receber corvetas BR71 Mk II dos Emirados Árabes Unidos

Embarcações serão fornecidas pela Edge Abu Dhabi Ship Building, subsidiária do grupo Edge, como resultado de um acordo de mais de mil milhões de dólares, assinado com o Governo de Angola.

O Governo de Angola assinou um acordo de cerca de 1,06 mil milhões de dólares com o grupo Edge, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), através do qual a subsidiária Edge Abu Dhabi Ship Building (ADSB) fornecerá uma frota de corvetas BR71 Mk II, de 71 metros, à Marinha de Guerra Angolana (MGA).

O anúncio do contrato foi feito nesta Segunda-feira, 20, coincidindo com o dia da abertura do show de defesa IDEX, que decorrerá nos EAU até a próxima Sexta-feira, 24, conforme noticia o portal Defence Web – Africa’s Leading Defence.

O portal diz não estar claro se o contrato BR71 Mk II vem na sequência de outro de 528,5 milhões de dólares assinado em 2016, entre Angola e a Privinvest, que visava a criação de um estaleiro naval e o fornecimento de várias embarcações navais ao país lusófono africano.

“Acredita-se, porém, que o acordo de 2016 terá sido reduzido, significativamente, após a pressão do Fundo Monetário Internacional a Angola”, frisa o Defence Web. No entanto, de acordo com o portal, Angola terá chegado a receber mesmo três embarcações de patrulha de alta velocidade HSI 32 da CMN, num negócio que previa também a entrega de dois outros navios-patrulha.

A Privinvest tem instalações e estaleiros em vários países, incluindo França (Constructions Mecaniques de Normandie – CMN), Alemanha (German Naval Yards Kiel) e Médio Oriente.

Para Khalid Al Breiki, presidente de Plataformas e Sistemas da Edge, a assinatura de um acordo de exportação de defesa no valor de 1,06 mil milhões de dólares representa uma conquista importante para a empresa e para o grupo e para a “ Isso demonstra a nossa abordagem estratégica e o nosso firme compromisso de aumentar as exportações nacionais, de acordo com a directiva da liderança dos Emirados Árabes Unidos”, considerou.

Por sua vez, David Massey, CEO da ADSB, optou por destacar as valências do equipamento. “A corveta BR71 Mk II é uma embarcação altamente avançada, capaz de realizar múltiplas missões para proteger a costa de Angola. Estamos ansiosos para cumprir os requisitos operacionais da Marinha Angolana e fortalecer as suas capacidades navais, ao mesmo tempo em que expandimos as avenidas de crescimento do ADSB”, afirmou.

A ADSB construiu meia dúzia de corvetas da classe Baynunah para a Marinha dos Emirados Árabes Unidos, com o navio principal construído na França pela CMN

A corveta BR71 Mk II é uma variante avançada da corveta da classe Baynunah (design BR 71) desenvolvida pelo estaleiro francês CMN, parte do Privinvest Shipbuilding Group.

A embarcação é projetada para operações de defesa de guerra litorânea contra ameaças aéreas e de superfície, tarefas de patrulhamento, aplicação da lei e inteligência, vigilância e missões de reconhecimento (ISR). Alberga uma equipa de tripulação composta por 50 pessoas, atingindo uma velocidade máxima de 30 nós, com alcance de 2 500 milhas náuticas a 12 nós.

Quatro motores MTU accionam dois jatos de água de direcção e dois de elevação. Pode acomodar um helicóptero de cinco toneladas em um convés traseiro e dois RHIBs de seis metros. A arma primária é um canhão de 76 ou 57 mm, apoiado por dois canhões de 20 ou 30 mm. A embarcação pode também lançar mísseis anti-navio Exocet e mísseis terra-ar.

O grupo Edge descreve a corveta BR71 Mk II como uma embarcação altamente sofisticada equipada com sistemas avançados de missão, incluindo um radar 3D, conjunto de guerra electrônica, comunicações seguras, uma arma principal e sistemas de mísseis superfície-superfície e superfície-ar.

A operar a partir de um estaleiro de 330.000 metros quadrados em Abu Dhabi, a ADSB constrói corvetas, navios de patrulha offshore e barcos de patrulha rápidos para clientes militares e embarcações comerciais para a indústria de serviços petrolíferos. A empresa também oferece uma gama completa de manutenção, reparo e reforma, actualização e conversão, bem como serviços de consultoria de design e engenharia.

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