Malanje recebe mais de oito mil turistas por ano
Mais de oito mil turistas, entre nacionais e estrangeiros, visitam, todos os anos, a cidade de Malanje, segundo o director municipal da Cultura e Turismo, Bernadino Felizardo. A província tem identificados 69 locais turísticos.
Entre os 69 locais, apenas seis recebem, diariamente, turistas nacionais e estrangeiros, pois os restantes estão à espera de investimentos.
Entre os locais mais visitados pelos turistas destacou as Quedas de Calandula, Rápidos do Kwanza, Pedras Negras de Pungo-Andongo, Miradouro da Baixa de Cassanje e Quedas de Musselege.
Acrescentou que os municípios de Calandula, Massango, Cangandala, Cambundi Catembo, Quela, Kunda-dya-Base e Cacuso possuem as maiores belezas naturais, que deixam qualquer amante da natureza encantado. “Estamos abertos para qualquer pessoa que desejar investir no ramo do turismo, quer seja nacional ou estrangeiro”.
Segundo Bernadino Felizardo, a aposta no turismo pode tornar-se numa solução vital para a criação de milhares de postos de trabalho e atenuar os efeitos da crise económica e financeira que o país atravessa.
“Hoje, quem chega a Malanje limita-se apenas a visitar as Quedas de Calandula, uma das Sete Maravilhas de Angola, e as segundas maiores de África, com mais de 100 metros de altitude, bem como as Pedras Negras do Pungo-Andongo, em Cacuso, e os Rápidos do Kwanza, em Cangandala”, sublinhou.
Entre os encantos turísticos de Malanje destacou, também, a mesa da Rainha Njinga Mbande, na comuna do Cuale, as quedas dos Bem Casados, em Cambundi Catembo, São Francisco, em Massango, Musselege, Mbango a Nzenza e Macatalando, em Calandula, bem como as Cachoeiras de Kadiheke, localizadas a dez quilómetros da sede municipal do Quela.