Estamos juntos

Mais 1.800 lares ligados à rede eléctrica em Saurimo

Cerca de 1.800 novas ligações domiciliares de energia eléctrica foram efectuadas, em seis meses, nos diferentes bairros de Saurimo, Lunda Sul, no âmbito do projecto de expansão da rede da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

A acção, em curso desde Março, abrangeu dois mil e 350 famílias dos bairros Txizainga I, Kamanhundu e Terra-Nova, conforme fez saber o hoje, terça-feira, o director provincial da ENDE, Cristiano Santana.

De acordo com a fonte, no período em causa foram instalados 120 contadores pré-pagos, assim como três novos Postos de Transformação (PTs), com a  potência de 250 KVA cada, mediante  a rede de média e baixa tensão, que beneficiou a população local.

Sublinhou que os novos postos vão ainda alimentar as zonas não abrangidas e a expansão da rede de fornecimento de energia eléctrica às populações locais.

O responsável avançou que, paralelamente ao processo de electrificação, decorre também uma campanha de negociação das dívidas e mobilização massiva de novos clientes, que estão já a celebrar contratos com a ENDE, para o fornecimento de energia eléctrica.

Divida acumulada

Cristiano Santana informou que actualmente os clientes da ENDE devem um bilião e 827 milhões de kwanzas, o que está a impedir a avaliação positiva da empresa, no domínio comercial.

Para incentivar ao pagamento regular, disse que são realizadas campanhas de sensibilização e, em certos casos, efectuados cortes.

O não pagamento das dívidas tem causado transtornos no contínuo processo de electrificação de outros bairros e manter o fornecimento de energia com qualidade nas áreas já existentes, adiantou.

A ENDE na região controla 20 mil e 500 clientes, dos quais 335 beneficiam de energia eléctrica do sistema pré-pago.

Na cidade de Saurimo, a ENDE recebe energia das centrais térmicas do Nhama (20 MW), Txicumina (cinco) e da barragem hidroeléctrica do Chicapa (três).

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...