João Lourenço felicita homólogo do Ghana pelo aniversário da Independência
O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, terça-feira, uma mensagem ao homólogo do Ghana, Nana Akoufo Addo, por via da qual felicita o Governo e o povo ghanense pela comemoração do 66º aniversário da Independência Nacional.
Na mensagem, o Presidente da República realça a dinâmica que aquele país da África Ocidental adquiriu no plano interno, em matérias relacionadas com o de-senvolvimento económico e social e com o aprofundamento da democracia e das liberdades fundamentais do povo ghanense.
O estadista angolano exprime, ainda, na mensagem, o “profundo” interesse de Angola em ampliar e estreitar, cada vez mais, os laços de cooperação e solidariedade entre os dois povos e Governos.
As relações entre os dois países ganharam um novo impulso em Agosto de 2021, com a realização da visita de Estado de dois dias do Presidente João Lourenço ao Ghana, durante a qual desenvolveu uma intensa agenda política e de captação de investimentos para Angola.
Durante a estada no Ghana, João Lourenço encontrou-se, em privado, com o homólogo Nana Akoufo Addo, assistiu à assinatura de um memorando de intenções, entre os dois países, e participou num fórum de negócios e investimentos sobre Angola.
No fórum de negócios, realizado na sede da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), João Lourenço proferiu um discurso de apelo e incentivo ao investimento em Angola para uma plateia formada por homens de negócios do Ghana, Egipto, Senegal, Nigéria, Emirados Árabes Unidos, entre outros convidados.
Homenageou o pan-africanista e pai da Independência do Ghana, Kwame Nkrumah, com a deposição de uma coroa de flores no Mausoléu em sua memória, tendo, igualmente, plantado uma árvore no Parque das Instalações.
O Presidente da República, que se fez acompanhar, nesta visita, da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, foi, ainda, agraciado com um jantar oficial, durante o qual proferiu um discurso em que recordou os laços históricos que unem os dois países.
Discursou, também, numa sessão especial do Parlamento ghanense e concedeu audiências a diversas entidades.
Nas três intervenções, o Chefe de Estado angolano enfatizou a necessidade de se imprimir uma nova dinâmica nas relações bilaterais entre os dois países, assim como defendeu maior incentivo e impulso ao mercado livre comercial em África.
O estadista angolano apelou, também, para que todos os países tenham acesso às vacinas contra a Covid-19, de modo a permitir que o mundo saia da pandemia em igualdade de condições e circunstâncias.