JLo e Tshisekedi abordam implementação do Roteiro de Luanda
A implementação das medidas previstas pelo Roteiro de Luanda esteve no centro de uma conversa, mantida sábado, entre os presidentes de Angola e da República Democrática do Congo (RDC).
A informação foi divulgada na páginda da Presidência angolana na rede social Facebook, adiantando que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, falou com o homólogo da RDC, Félix Tshisekedi, a partir de Brasília (Brasil), onde se encontra em missão de trabalho.
Na conversa ao telefone, de acordo com a fonte, o Presidente Félix Tshisekedi informou sobre os esforços de coordenação no terreno.
Trata-se da coordenação entre a RDC, a Força da Comunidade Económica da África Oriental e o Mecanismo de Verificação, em conformidade com os entendimentos alcançados na recente minicimeira de Washington (EUA).
Roteiro de Luanda
O Roteiro de Luanda tem em vista
a pacificação do Leste da RDC. Resulta da minicimeira regional, realizada em Novembro na capital angolana.
O referido encontro adoptou um Plano de Acção para a Paz na República Democrática do Congo (RDC) e a normalização das relações deste país com o Rwanda.
A iniciativa contou com os chefes de Estado (ou seus representantes) de Angola, João Lourenço, do Burundi, Évariste Ndayishimiye, da RDC, Félix Antoine Tshisekedi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Vincent Biruta.
Contou igualmente com o antigo presidente queniano, Uhuru Kenyatta, este último que participou na qualidade de facilitador da paz para o leste da RDC, designado pela Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC).
O encontro de Luanda foi convocado pelo Presidente João Lourenço, na sua qualidade de mediador da União Africana (UA), tendo em vista a resolução da crise prevalecente na fronteira entre a RDC e o Rwanda.