Estamos juntos

Governo de Cabo Verde reduz preço da farinha de trigo em 11%

O ministro da Agricultura cabo-verdiano anunciou uma redução de 11% no preço da farinha de trigo, com efeitos imediatos e implicações esperadas no custo do pão, após fortes subidas provocadas pelo fim da subsidiação estatal.

“Fruto desta articulação e cooperação com a Moave, conseguimos fazer baixar o preço do saco da farinha de trigo de 41,70 para 37,20 euros e com desconto para a indústria panificadora. Um saco de 50 quilogramas vai sair por 35,70 euros”, anunciou Gilberto Silva, após reunir-se no Mindelo, São Vicente, com a administração da única empresa que importa trigo para o arquipélago.

O governante explicou tratar-se de um encontro que resultou do processo de negociações do Governo em busca de soluções para a escalada de preços, devido à conjuntura internacional, nomeadamente a guerra na Ucrânia, que fez disparar o preço do pão, que passou a custar 64% mais caro nos últimos dias.

“Esta visita vem finalizar todo um processo de negociação e de articulação institucional entre alguns departamentos do Governo, nomeadamente o ministério da Agricultura e do Ambiente que coordena a política da segurança alimentar e nutricional em Cabo Verde, o Ministério do Comércio e o Ministério das Finanças. Também com a boa colaboração da Moave, que faz parte do sistema alimentar cabo-verdiano, na medida em que produz farinha de trigo, com base na moagem do trigo em grão, importado, a única empresa em Cabo Verde que faz a importação do trigo a granel”, acrescentou.

O ministro, citado pela Lusa, considerou que esta articulação com a empresa fará baixar o preço da farinha de trigo para valores aceitáveis, tendo em conta a conjuntura internacional.

Desde o início deste ano que o Governo deixou de subsidiar a importação de trigo, alegando os avultados custos com a medida, nos últimos meses, o que fez disparar o preço da farinha de trigo, com o saco de 50 quilogramas a passar de 26,20 euros para 41,70 euros, levando as padarias a anunciar aumentos no preço do pão.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...