Finlândia devolve fragmentos de pedras sagradas à Namíbia
A Finlândia devolveu dois fragmentos de pedras históricas sagradas que foram levadas da Namíbia por missionários finlandeses durante o período colonial. As pedras foram levadas de Ondonga, um reino tradicional do povo Ovambo, no que é actualmente o norte da Namíbia.
Os fragmentos foram entregues, esta quinta-feira, dia 27, pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês, Jukka Salovaara, à Ministra da Educação, das Artes e da Cultura da Namíbia, Anna Nghipondoka.
Os fragmentos, numa primeira fase, serão guardados no Museu Nacional da Namíbia e posteriormente serão devolvidos à comunidade tradicional de Ondonga, de acordo com a imprensa local.
O presidente finlandês, Sauli Niinistö, de visita ao país, afirmou que a chamada “Pedra do Poder de Ondonga” não só é valiosa para a comunidade de Ondonga, como também faz parte da identidade e do património desta comunidade. O presidente da Namíbia, Hage Geingob, afirmou que a devolução da pedra deveria servir de exemplo para todos aqueles que, indevidamente, “roubaram coisas de África.”