Estamos juntos

Feira de Argel encerra com mais de 30 manifestações de interesses

O total de manifestações de interesses para investir em Angola recebidas na “2ª Feira Africana de Negócios – SADA 2023” realizada de 5 a 7 de Março, em Argel, subiu de cinco (5) para 30, no último dia do evento, segundo o secretário de Estado para a Economia.

Ivan Marques dos Santos disse que do certame vão resultar investimentos específicos na economia angolana, uma vez que, as empresas presentes desdobraram-se em muitos contactos de negócios.

Destes contactos, acredita, há em perspectiva o reforço da cooperação de novas parcerias de investimento estrangeiro entre empresários angolanos e argelinos, mas também com os de outros países.

Ao nível da estratégia de diplomacia económica, que Angola está a desenvolver no quadro de uma directiva presidencial, Ivan Marques dos Santos abordou, no último dia da “SADA-2023”, com os investidores estrangeiros de vários países as inúmeras potencialidades do país e o estado da economia nos últimos cinco anos, bem como a perspectiva para o quinquénio “2023-2027”. A ocasião serviu para realçar de que nas parcerias já garantidas há um grande interesse em investir-se no sector da indústria extractiva.

Todavia, disse o secretário de Estado para a economia, que outros sectores  foram os das energia renováveis, telecomunicações e saúde, por serem as principais áreas nas quais os empresários argelinos e de outros países africanos presentes buscam maiores informações para eventuais parcerias público-privadas.

Segundo Ivan Marques do Santos, tais resultados só foram possíveis, porque os empresários e investidores na feira foram resilientes e bastante acertivos na forma como apresentaram Angola, os que lhes mereceu, no dia de encerramento, novas solicitações para que tornassem a apresentar as potencialidades do país e os benefícios que são garantidos aos investidores ao mercado angolano.

Recorde-se, que foi nesta senda e fruto das manifestações de interesses em entrar já já no país, que o chefe da missão angolana à “SADA-2023” foi convidado a visitar uma das unidades argelinas, com forte interesse de deslocalizar-se para Angola.

Ivan Marques do Santos sublinhou, na ocasião, que a visita foi no sentido de a delegação constatar e medir a imponência, assim como as intenções de investimento dos mesmos parceiros.

“Tratou-se de uma fábrica que produz postos de iluminação com fontes fotovoltaicas, que opera em energias renováveis e não só. A mesma unidade produz também grande quantidade de eletrodomésticos e paragens inteligentes de autocarros, com telefones agregados”, explicou.

O proprietário da empresa manifestou a intenção de instalar uma unidade na Zona Económica Especial (ZEE).

O secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos, reforçou aos investidores a mensagem de que Angola conseguiu efectuar melhorias a nível administrativo e da própria máquina do Estado, incluindo nos processos burocráticos.

Este apelo também foi evidente nos encontros “B2B” – aqueles em que as empresas fazem acertos de negócios directamente entre elas – com o apoio da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e da Zona Económica Especial (ZEE), que partilharam em diversos paineis informação de privilégios e principais benefícios que Angola tem, actualmente a favor dos investidores estrangeiros e de todas as estratégias que visam à melhoria contínua do ambiente de negócios no país.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...