Escolas Médicas de Língua Portuguesa reunidas no Porto
Sob o tema “reflectir o Presente, contruir o Futuro, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai acolher, nos dias 29 e 30 de setembro, o 4.º Simpósio da Rede das Escolas Médicas de Língua Portuguesa – CODEM-LP.
A iniciativa é da responsabilidade da FMUP, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Brasil, e Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique.
O simpósio vai reunir representantes das Faculdades de Medicina fundadoras da Rede e de outras instituições da Lusofonia de destaque na área da Saúde, nomeadamente a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Entre os interveniente destacam-se também Francisco José Barcellos Sampaio, presidente da Academia Nacional de Medicina do Brasil, e altos responsáveis de Escolas Médicas de países de língua portuguesa.
O objectivo é reflectir sobre o presente e o futuro da CODEM-LP e debater temas prementes nas áreas do ensino e da investigação em Medicina, designadamente o Desafio da Transformação Digital na Saúde Global, a Inovação Pedagógica e a Simulação Biomédica, a Mobilidade e as Oportunidades de Formação de Docentes e Estudantes e os Desafios e Prioridades para o Desenvolvimento da Rede CODEM-LP.
Criada em 2019, a Rede CODEM-LP é constituída por Escolas Médicas de referência de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau.
Na constituição da Rede estiveram, para além da FMUP, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e FM-MUST, de Macau.