Estamos juntos

Embaixador visita projectos financiados pelos Estados Unidos

O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, está, desde segunda-feira, no Cunene, onde avalia as contribuições do seu país destinadas ao sector social, bem como identificar e avaliar potenciais áreas nas quais a administração norte-americana poderá advogar nos próximos tempos.

O diplomata fez saber que o Governo americano tem vários programas, sobretudo na área de ajuda humanitária e actividades de luta contra as infecções de transmissão sexual, como o VIH/Sida e as hepatites virais, implementados através da Agência norte-americana para o Desenvolvimento (USAID).

Sem avançar o valor total dos investimentos em todas as áreas de intervenção na província do Cunene, Tulinabo Mushingi revelou que os EUA investiram, desde 2020, perto de oito milhões de dólares na Covid-19, cerca de um milhão de dólares no combate ao Hiv/Sida, além da oferta de 15 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

O diplomata disse também que o seu país está a promover a diplomacia comercial para atrair investimentos privados para Angola. “Auguramos que as companhias americanas venham investir em Angola. Por isso, é necessário saber quais são os desafios e as oportunidades existentes nos diferentes sectores”, referiu.

Ainda ontem, o embaixador norte-americano teve um encontro de cortesia com os membros do governo da província. A delegação governamental foi escabeçada pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Apolo Ndinaulenga. Posteriormente, Tulinabo Mushingi e a delegação que o acompanha tiveram um encontro de balanço sobre as actividades apoiadas pelos EUA com parceiros de implementação e um outro encontro com mulheres beneficiadas com diferentes projectos.

Para hoje, o diplomata tem agendadas visitas à escola Omwandi Wakabala, no município de Ombadja, e ao Hospital Geral de Ondjiva.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...