CPLP aprova projectos de cooperação para três Estados-membros
Os projectos foram aprovados na mais recente Reunião dos Pontos Focais de Cooperação, que decorreu na sede da organização, em Lisboa, e vão beneficiar Brasil, Timor-Leste e Guiné Equatorial.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou dois novos projectos de cooperação, que abrangem Guiné Equatorial, Brasil e Timor-Leste, representando um investimento total de 110 mil euros, disse o director de cooperação da organização, Manuel Lapão.
O responsável adiantou que ambos são projectos que já foram desenvolvidos anteriormente, mas que agora vão ser executados em Estados-membros da comunidade, onde ainda não tinham chegado.
Os dois projectos foram aprovados na XLV Reunião dos Pontos Focais de Cooperação, que decorreu recentemente na sede da organização, em Lisboa.
Uma das iniciativas visa a criação de manuais de arquitetura sustentável, para o Brasil e Guiné Equatorial, e o outro será a segunda fase de um plano de ética no desporto da CPLP, que se destina a Timor-Leste e também à Guiné Equatorial, o membro mais recente da comunidade, que aderiu em 2014.
Quanto ao projecto dos manuais, Manuel Lapão recordou, que, em tempos, a CPLP já tinha tido uma edição dos mesmos para vários países de África. “Estes manuais identificam o potencial de materiais nacionais para a construção de habitações sustentáveis”, explicou.