Estamos juntos

Comissão Europeia proíbe TikTok nos smartphones e dispositivos oficiais

A Comissão Europeia vetou a utilização da aplicação de vídeos TikTok nos smartphones e dispositivos oficiais de serviço, anunciou uma fonte da instituição, citada pela AFP.

De acordo com a mesma fonte, os funcionários da Comissão receberam ordens para apagar a aplicação dos dispositivos oficiais de serviço, no mais tardar, até 15 de Março, o que confirma uma informação divulgada pelo site Euractiv.

A chinesa TikTok, detida pela ByteDance, está a ser banida dos dispositivos federais nos Estados Unidos, numa altura em que Bruxelas está atenta à forma como a rede social protege a privacidade dos utilizadores.

Em 2020, o Senado norte-americano aprovou um projecto de lei para proibir o TikTok, mas este nunca passou na Câmara. Outros projectos de lei para regulamentar ou proibir o TikTok e outras aplicações estão também pendentes no Congresso. As forças armadas americanas proibiram o aplicativo sobre dispositivos militares.

Os críticos dizem temer que o governo chinês esteja a ganhar acesso a informação crítica através da aplicação e poderia estar a usá-la para espalhar informação ou propaganda errada.

Entretanto, a rede social, anunciou que continua a investir na Europa “para apoiar” a sua comunidade de mais de 150 milhões e que está a expandir a capacidade de armazenamento de dados europeus.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...