CNJ aconselha jovens a “votar e bazar”
O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, aconselhou, em Catete, os jovens de Icolo e Bengo a votarem e regressarem aos seus afazeres diários, no dia da eleição, próxima quarta-feira.
O líder juvenil, que falava antes do início de palestras sobre “a participação da juventude antes, durante e depois das eleições de 24 de Agosto” e a ” participação da juventude a luz do código de conduta eleitoral de Angola”, disse que o processo eleitoral constitui uma festa da democracia e deve ser vivida com alegria e responsabilidade.
Durante a palestra, em que participaram cerca de 300 munícipes, várias questões foram colocadas ao prelector Gerson Cambande, formador municipal do conselho eleitoral local, com destaque para a situação dos cidadãos mortos, a forma de dobrar o boletim de voto para que este não seja anulado, o documento necessário para a votação, que é o Bilhete de identidade e/ou o cartão eleitoral, entre outras questões.
O palestrante fez uma abordagem geral de forma suscinta sobre conceitos de democracia, eleições, cidadania, direitos e deveres, incluindo os órgãos de soberania, nomeadamente o Presidente da República, a Assembleia Nacional e os Tribunais.
No encerramento do evento, o secretário executivo do Conselho Nacional da Juventude, Alberto Dalas, disse que todos os cidadãos, sobretudo os jovens por serem a maioria da população angolana, são chamados a reflectir e participar nas eleições, pautando por uma conduta exemplar.