Estamos juntos

Belas dispõe de mais de 2000 lotes para auto-construção

As autoridades administrativas de Belas, em Luanda, disponibilizaram, desde o princípio do ano, 2400 lotes para auto -construção dirigida, beneficiando várias famílias, com realce para mais desfavorecidas e localizadas em zonas de risco, no âmbito de um plano de urbanização.

Os lotes com a dimensão de 15/20 metros estão localizados nos arredores da urbanização KK 5000, Distrito Urbano do Kilamba.

Entre as famílias beneficiadas constam mais de mil provenientes do bairro Vila Flor (Kilamba) e no quilométro 25, município de Viana, cujas residências foram inundadas durante o período chuvoso. O projecto está também a beneficiar cerca de 400 músicos do estilo “ Kuduro”.

“Estamos em condições para que se possam construir casas sociais. Procedemos a entrega de dois lotes a cada beneficiário com respectivos documentos de direito de superfície”, revelou, esta segunda-feira, à ANGOP, o administrador mumnicipal de Belas, Miguel de Almeida.

Segundo Miguel de Almeida, cada beneficário poderá negociar com os empreiteiros a modalidade de pagamento, sendo pode ser feito pela cedência de um dos lotes, acrescentando que já estão disponíveis.

Miguel de Almeida afirmou estar em curso a elaboração de uma plano directório do município, com alinhamento com o da província de Luanda, para se definir outras zonas habitacionais, num enquadramentos de um foral das zonas de crescimento de infra-estruturas.

Surgido com a Divisão Política de Luanda e Bengo, definido à luz da Lei nº 29/11, de 1 de Setembro, Belas é a designação de um dos municípios mais extensos da capital do país, com uma superfície de 900,42 quilómetros quadrados.

Os cerca de 700 mil habitantes do município, que é composto por seis distritos urbanos: Kilamba (sede municipal), Morro dos Veados, Cabolombo, Quenguela, Vila Verde e Ramiros, e pela comuna da Barra do Cuanza, representa aproximadamente 7,29% da população total da província de Luanda, que é estimada em 8.523.574 habitantes, segundo a projecção do Instituto Nacional de Estatística-2020.

A densidade populacional média do Belas é de 690 habitantes por quilómetro quadrado, o que significa cerca de 33 vezes superior à média do país, que é de 20,7 por quilómetro quadrado, e quase duas vezes mais a média da província de Luanda, que é de 358 habitantes por quilómetro quadrado

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...