Ataque de hipopótamo mata criança no Cuando Cubango
Casal saiu ileso, mas o filho acabou por perder a vida na sequência do ataque do animal.
Uma criança de um ano e quatro meses morreu afogada no rio Cubango, no município do Dirico, província do Cuando Cubango, devido a um ataque de hipopótamo a um barco artesanal, que atravessava o rio da Namíbia para Angola.
O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Cuando Cubango, Albano Cutarica Jamba, informou que o incidente ocorreu quando um casal, na companhia do filho, foi surpreendido pelo mamífero, que atacou a embarcação.
Explicou que o casal saiu ileso, mas a criança acabou por se afogar, cujos restos mortais já foram resgatados pelos Serviços de Protecção e Bombeiro. Albano Cutarica Jamba referiu tratar-se do terceiro ataque mortal ocorrido no município do Dirico, em menos de dois meses, uma situação que está a preocupar as autoridades da municipalidade.
Os últimos casos ocorreram na primeira quinzena de Junho, quando um agente da Polícia de Guarda Fronteira e um cidadão de 39 anos foram mortos por hipopótamos junto ao rio Cubango. Acrescenta que, nos meses de Março e Abril, dois cidadãos escaparam, igualmente, de ataques de hipopótamo no mesmo rio.
Em função dessas ocorrências, Albano Cutarica Jamba apelou à população a estar mais atenta, principalmente quando pretender realizar actividades de pesca artesanal nos rios Cubango e Cuito.