Estamos juntos

Associação PDPT vai seleccionar 50 jovens angolanos para acesso à bolsas de estudos nos EUA

O projecto conta com o apoio de diversas entidades privadas no âmbito da sua responsabilidade social corporativa, bem como instituições públicas, entre as quais a Fundação Bornito de Sousa.

A Associação para a Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (PDPT) apresentou hoje, em Luanda, o Programa de Identificação e Desenvolvimento de Talento, com o qual desenvolverá as aptidões de empreendedorismo de 50 jovens e adolescentes angolanos.

O programa terá a duração de meio ano e concederá bolsas de estudo em Angola e nos Estados Unidos aos jovens que mais se destacarem, depois de um processo de selecção no próximo mês de Maio, com o lançamento de um concurso público que identificará os 50 beneficiários finalistas.

Os candidatos deverão ser angolanos entre 14 e 25 anos, frequentar ou ter já concluído o Ensino Secundário ou Universitário (instituição pública ou privada) e não estar empregados. O programa valorizará jovens dinâmicos, comprometidos, proactivos, resilientes e com características de liderança bem vincadas.

Segundo os responsáveis da PDT, os 50 candidatos seleccionados frequentarão o Programa de Desenvolvimento de Competências e contarão com serviços de apoio à experimentação e aceleração de projectos e detecção de oportunidades. Esta formação técnico-profissional é gratuita e abrange áreas temáticas como empreendedorismo e tecnologias de informação e comunicação conforme a explanação do Presidente da Associação Pedro Godinho Domingos:

“Foi com este objectivo de incentivar as crianças e jovens empreendedores a fazerem parte, desde cedo, do tecido empresarial, técnico, científico e intelectual, cultural e artístico do país”, lê-se numa nota a que tivemos acesso.

De acordo com a nota, a iniciativa vsia contribuir de forma determinante para constituir uma elite de profissionais angolanos com acrescido potencial de desenvolvimento. Nos próximos três anos, pelo menos 200 jovens angolanos terão acesso a subvenções financeiras ou bolsas formativas para prosseguimento de estudos académicos através do PIDT – um número que reflecte muito bem a dimensão das nossas metas.”

Consta que no final do ciclo de formação, os jovens mais destacados serão indicados para receber bolsas de estudo em Angola e nos Estados Unidos da América.

O PIDT conta com o apoio de diversas entidades privadas no âmbito da sua responsabilidade social corporativa, bem como instituições públicas, entre as quais a Fundação Bornito de Sousa, criada este ano pelo antigo Vice-Presidente da República, e que se dedica a projectos nos sectores da educação, juventude e inclusão digital, desenvolvimento local, inclusão social, sustentabilidade ambiental, entre outros.

A Associação PDPT é uma instituição angolana de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 2020. Desenvolve programas de apoio a talentos e parcerias para estimular o empreendedorismo e as competências gerais e tecnológicas de crianças e jovens em idade escolar.

O programa de trabalho da PDPT aposta no estreitar das relações entre gerações e entre diferentes actores sociais, como forma de impulsionar e promover o espírito de tolerância e cooperação entre crianças, jovens e empresários de todo o mundo. Estas iniciativas incluem intercâmbio de experiências, bolsas de estudo e estágios, nacionais e internacionais.

A Associação PDPT estimula ainda o desenvolvimento de uma cultura de transparência, boa governança, responsabilidade social e individual.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...