Estamos juntos

Artista plástica angolana Márcia Dias expõe em França

A artista plástica angolana Márcia Dias vai participar na 30.ª edição do Salão Paris Art Shopping, a decorrer de 21 a 23 de Outubro de 2022, no Carrousel du Louvre, na capital da França.

Em declarações hoje, segunda-feira, ao Centro de Articulação com a Diáspora (CAD), em Lisboa, Márcia Dias disse que na exposição vai apresentar uma obra que retrata a cultura angolana num tecido tradicional de nome Samakaka original de Angola, especificamente do povo Mumuíla oriundos da província da Huíla, concretamente, no sul do país.

De acordo com a artista, no evento vai apresentar a obra de nome Mulher Áfricana, na técnica óleo sob tela e com a medida
50×60.

Considera ser uma honra receber o convite para expôr no museu e sobretudo o reconhecimento do seu trabalho que é notório.

“Mais uma vez o meu trabalho é reconhecido além fronteiras. O Museu do Louvre é o palco do mundo no âmbito no registo cultural e artístico. Mas devo dizer que é o sonho de qualquer artista pisar esse palco, mas eu acredito que haja muitos mais artistas em Angola com potencial para estarem a representar o país comigo, o problema e infelizmente a cultura é o sector mais pobre de todos os governos. Não há apoios, é necessário que os governos criem mais políticas para ajudarem a classe artística, nós embelezamos o mundo e somos os mensageiros da paz”, considerou.

Realça ainda ser urgente que o Executivo crie mais apoios, para que outros artistas possam mostrar o seu potencial e dignificar Angola além fronteiras. Disse ser complicado para quem vive para arte e da arte conseguir suportar as despesas que uma exposição internacional exige.

No seu caso, enfatizou, tem muito a agradecer a Fundação Óscar Ribas, da qual é Embaixadora onde tem recebido apoio e que lhe permitiu este ano participar em várias iniciativas culturais, tais como na ExpoDubai2020 e no concurso de arte que decorreu também no Dubai, no World Trade Center.

O Salão Paris Art Shopping, é um recinto de arte contemporânea acessível, onde todas as obras custam menos de cinco mil euros e que contempla as modalidades de escultura, pintura, fotografia e arte digital, concebido como uma alternativa aos salões tradicionais.

O Salão tem como objectivo voltar a colocar o convívio e a relação entre o público, artista e a galeria no centro das atenções, privilegiando quem compra por prazer em vez daquele que investe na arte e funciona como uma plataforma de descoberta de talentos.

Márcia Dias nasceu em Luanda e encontra-se actualmente a residir em Portugal, diz ter como principais fontes de inspiração a natureza e o sol e quando pinta, exprime pensamentos e sentimentos sobretudo ligados ao seu país natal, que procura projectar para o mundo inteiro, utilizando a luz e cores quentes, fortes e alegres, que lhe proporcionam liberdade para criar.

As suas obras têm sido adquiridas por particulares de vários países.

Participou em exposições, bienais e salões de arte em Luanda, em várias cidades portuguesas, na França, em Luxemburgo e em Dubai.

Sente-se orgulhosa por ter sido convidada pelo Consulado Geral de Angola em Lisboa para confeccionar um quadro representando o Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, bem como simbolizando as relações de amizade entre Angola e Portugal, numa composição em que a imagem do Presidente está combinada com a bandeira de Angola e a Torre de Belém.

Aquando da sua participação numa edição anterior do Salão Paris Art Shopping, foi distinguida com o ” Pincel de Ouro” e recebeu o Diploma de Participação Brilhante. Destaque igualmente para o segundo lugar conquistado na última edição da Bienal de Leiria, em Portugal.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...