ARSEG cancela actividade da Internacional Seguros por não apresentar plano de restruturação e recapitalização
A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) revogou a autorização para o exercício da actividade seguradora da sociedade Internacional Seguros SA.
A seguradora não garantiu uma estrutura de governance capaz de fazer face ao negócio para o qual foi autorizada, nem chegou a apresentar os planos de financiamento e de recuperação solicitados, segundo comunicado do regulador.
Segundo a ARSEG, a suspensão justifica-se pela “ausência das condições para o exercício da actividade seguradora, nomeadamente, apresentando insuficiência de garantias financeiras, observando um rácio de solvência abaixo do legalmente exigido, e verificando-se uma falta de constituição e representação de provisões técnicas para os riscos assumidos”.
A revogação da autorização para o exercício da actividade seguradora da Internacional Seguros traduz-se na sua dissolução e liquidação imediatas, competindo à ARSEG a tomada de medidas adequadas para que a seguradora seja liquidada.
O Conselho de Administração da ARSEG nomeou uma Comissão Liquidatária para a condução do processo de liquidação da Internacional Seguros, à qual compete coordenar o processo de transferência das carteiras activas, bem como o tratamento dos processos de sinistro e indemnizações junto de tomadores e beneficiários.